Confira! 7 estratégias para aumentar as vendas no seu restaurante.

Aumentar o fluxo de vendas no restaurante é o que todo empreendedor da área deseja.

Houve muitas mudanças no comportamento dos consumidores nos últimos anos, e por isso você precisa investir em estratégias importantes para o seu estabelecimento. 

A ideia é que você consiga fidelizar e atrair novos clientes, e para isso é fundamental que você aposte em algumas técnicas e recursos inovadores.

Separamos para você uma lista com 7 dicas essenciais para o seu negócio se tornar mais visível e atrativo, além de aumentar o seu faturamento. Então siga conosco e confira agora mesmo!

1 – Personalize o atendimento

Um atendimento qualificado é uma das principais práticas para fazer com que seus clientes voltem ao seu estabelecimento. Mesmo que você já realize um bom atendimento, aprimore-o ainda mais com a sua equipe de trabalho.

Dê uma atenção também ao seu ambiente, organize-o e o prepare, para que o cliente tenha uma boa impressão assim que entrar no seu estabelecimento, isto envolve, higiene do local, além de iluminação e organização.

Mantenha sua equipe motivada, todo mundo sabe que colaboradores satisfeitos tendem a trabalhar melhor, e isso significa oferecer um atendimento com excelência ao seu público.

2 – Ofereça um cardápio diferenciado

Cardápios impressos são coisas do passado! Os cardápios impressos ficaram defasados além de possuírem muitas desvantagens como: 

  • Os preços dos produtos sofrem constantes alterações o que necessita a reimpressão de novos cardápios.
  • O manuseio acaba deixando os cardápios sujos, manchados, rasurados ou danificados, dando uma péssima impressão do estabelecimento.
  • Quando um item está fora de estoque existe a necessidade de o garçom ter que informar as mesas, o que se torna bastante desagradável.
  • Demora na realização dos pedidos. O garçom precisa ouvir e anotar os pedidos de todos os clientes da mesa.
  • Falhas nos pedidos. Muitos pedidos chegam na cozinha com erros.

Uma tendência que vem revolucionando os ambientes atualmente são os Cardápios Digitais. Isso porque essa tecnologia oferece muitas vantagens como: Um aumento na eficácia dos processos de atendimento, e redução de custos.

Essa evolução digital pode ser utilizada de duas formas:

  • Por meio de dispositivos móveis como tablets, disponibilizando-os nas mesas do seu ambiente.
  • Por leitura através do QR Code, onde o cliente acessa o cardápio do seu próprio smartphone.

Conheça algumas das principais vantagens de se obter o Cardápio Digital:

  1. Redução no tempo de espera

Mesmo com o estabelecimento lotado o serviço se mantém ágil. O cliente realiza o próprio pedido e o mesmo já vai direto para a copa/cozinha, ou seja, ele não precisa esperar o garçom vir até sua mesa para explicar o prato e retirar o pedido.

  1. Melhoria nas vendas

Com esta facilidade ao realizar os pedidos, os garçons e atendentes têm mais tempo para oferecer um melhor atendimento, fazendo boas sugestões, conhecendo os clientes, trabalhando a fidelização, e melhorando a experiência e expectativas do consumidor.

  1. Flexibilidade para renovar e atualizar o Cardápio Digital

O cardápio digital é atualizado em tempo real, caso algum item saia do estoque, ou necessite incluir um novo prato, ou até mesmo que sofra alguma alteração no preço, basta realizar os ajustes e todo o ambiente está atualizado, reduzindo assim custos de impressão.

  1. Redução de custos com contratação de equipe

A redução de custos é um dos principais motivos pelo qual o seu estabelecimento deveria utilizar o cardápio digital, pois com o autoatendimento nos pedidos, existe a possibilidade de menor contratação de mão de obra. 

  1. Aumento de vendas

Com a facilidade e rapidez de realizar os pedidos, o consumidor se sente mais à vontade para consumir mais e consequentemente aumentar o ticket médio do seu restaurante.

Uma excelente solução é o Cardápio Digital da Intime Sistemas, uma plataforma fácil de usar, e com a cara do seu estabelecimento, clique aqui e confira.

3 –  Promoções

Fazer uma promoção é muito mais do que simplesmente oferecer descontos. É uma ferramenta utilizada como estratégia de vendas que pode ser aplicada para diferentes propósitos atraindo muitas pessoas. E convenhamos, quem não gosta de uma boa promoção?

A realização da promoção pode ter diversos objetivos como:

  • Conquistar novos clientes.
  • Aumentar o número de vendas.
  • Conquistar um público específico.
  • Movimentar um estoque que esteja parado.
  • Fazer o lançamento e divulgação de novos produtos.
  • Deixar a marca mais conhecida e forte.

A criatividade é quem manda. Faça promoções que sejam atraentes para o seu público, você pode utilizar de recursos como: promoções em datas comemorativas, cupons de desconto, desconto progressivo, cashback, entre outros.

As promoções não precisam ser realizadas todos os dias, você pode usá-la de forma estratégica, como por exemplo, realizar uma boa promoção em um dia que o restaurante tenha pouco movimento, como nas segundas feiras.

E para suas promoções terem um boa visibilidade, divulgue-as em suas redes sociais.

4 – Esteja presente nas redes sociais

Provavelmente a maioria dos seus clientes estão presentes nas redes sociais e por isso você também deve estar. O Facebook e Instagram, por exemplo, são excelentes plataformas para você apresentar seu negócio e seus produtos. 

Crie boas postagens e melhore o relacionamento com seus clientes. Invista em promoções ou sorteios para engajar e buscar interatividade com suas publicações.

É importante lembrar também da possibilidade de criar anúncios pagos, de modo que mais pessoas visualizem suas ofertas, e o melhor de tudo é que esta publicação pode ser nichada, ou seja, você decide qual perfil de pessoas você deseja atingir por meio de informações sociais ou geográficas, trazendo assim mais resultado para seu anúncio.

5 – Invista em atrações de entretenimento, como música ao vivo

Geralmente a maioria das pessoas gostam de uma boa música ambiente. Por isso o investimento em atrações de entretenimento como a música ao vivo pode deixar a casa cheia de clientes.

Essa é uma ação de grande importância, principalmente em datas comemorativas como dia dos namorados, dia das mães, dia dos pais, entre outras. Onde as pessoas querem sair para descontrair. Para isso é fundamental fazer uma boa divulgação e contratar bons artistas.

6 – Sistema  de Cashback

Uma forma de fidelizar e aproximar mais os seus clientes é oferecer recompensas de cashback, com isso você melhora a taxa de retenção do seu público, seu cliente tem mais um bom motivo para voltar e comprar com você.

7 – Invista (e muito!) no delivery

O serviço de delivery cresceu muito nos últimos anos, e surgiu para simplificar a vida de quem tem pouco tempo para comer e não quer abrir mão de uma alimentação saborosa e com qualidade. 

O Delivery ainda supre a necessidade de pessoas que não estão afim de sair de casa, por questões de chuva, doença, cansaço do decorrer do dia, ou até mesmo para evitar o trânsito. Nessas horas, o delivery é a salvação!

Esta modalidade é uma ótima opção para aumentar a venda do seu estabelecimento e atender mais pessoas, principalmente se o seu ambiente for compacto. 

Um sistema de delivery é a estratégia perfeita para você vender acima da média, pois esta plataforma funciona como uma vitrine para sua loja. No último ano as compras de comida por delivery saltou de 30% para mais de 90%. Acredite!

O Intime delivery é um serviço que permite que os seus pedidos sejam recebidos de duas formas. O cliente realiza o pedido na sua plataforma, e você o recebe diretamente pelo WhatsApp, ou pode optar por receber direto no gestor de pedidos do sistema integrado. 

Você monta e personaliza o seu cardápio, utilizando de boas imagens do seu produto, assim como a descrição detalhada de cada item. Você também pode personalizar a plataforma com as cores do seu estabelecimento e é claro com a sua marca.

Esta plataforma vem se destacando pela facilidade de uso e por não ter custos nem taxas e comissões abusivas por pedido. Clique aqui para saber mais.

Dica bônus: Surpreenda o público

Já imaginou ganhar um bom desconto de 10% na hora de acertar a conta, ou ganhar um brinde especial naquela data comemorativa? Boas surpresas geram um encantamento e impactam o cliente de uma forma extremamente positiva.

Muitos restaurantes promovem algumas ações importantes de uma forma estratégica para despertar a atenção e causar boas sensações ao público.

Então! Seja criativo e invista nessas dicas para promover o seu restaurante. Use e abuse dos seus diferenciais para atrair mais clientes e fidelizá-los.

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